O Politécnico de Leiria tem vindo progressivamente a afirmar a sua ligação ao exterior, quer através da sua participação em iniciativas e projetos I&D+I com incidência no desenvolvimento económico-social e cultural da Região de Leiria e Oeste, quer pelas diferentes prestações de serviço que o seu corpo docente, de investigadores e técnicos e administrativos têm vindo a realizar ao nível de um conjunto diversificado de atividades e projetos.

Esta ligação é, sem dúvida, cada vez mais um fator de natureza incremental no desenvolvimento da competitividade, aperfeiçoamento e capacitação para a adoção de produtos e processos inovadores por parte das organizações, gerando, simultaneamente, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de conhecimento e competências nos docentes, investigadores e técnicos e administrativos do Politécnico de Leiria. Trata-se, por isso, de um processo de partilha de conhecimento, gerador de benefícios mútuos para todos os intervenientes.

Nos anos mais recentes, foram realizadas 349 prestações de serviços e mais de 100 projetos I&D+I em copromoção com empresas.